Submissão de Trabalhos 2025

O XIX Semic é um evento gratuito composto por conferências e Grupos de Trabalho (GTs), aberto para ouvintes e participação com apresentação de trabalhos.

Os(as) participantes do XIX Semic poderão submeter até dois trabalhos nos Grupos de Trabalho (GTs), sendo que a submissão ocorrerá até 10 de agosto de 2025, conforme orientações e link inseridos a seguir. Será enviado somente um certificado com os nomes dos autores do trabalho que estejam presentes no momento da apresentação participando das discussões do GT, cuja programação será definida posteriormente, tal como descrito no cronograma. A organização do evento não se responsabilizará pela coincidência de data e horário de realização dos GTs em cada de envio de trabalho em mais de um GT.

Por questões de segurança, o link dos GTs será enviado apenas aos/às autores/as que apresentarão trabalhos. O link para ouvintes será disponibilizado a partir de solicitação em formulário que será divulgado em setembro.

No XIX Semic, podem submeter trabalhos graduandos(as), graduados(as), mestres(as) e doutores(as), além de mestrandos(as) e doutorandos(as). Os(as) graduandos(as) e graduados(as), necessariamente, precisam submeter trabalho em coautoria com o(a) respectivo(a) orientador(a). O(A) orientador(a) deve possuir, no mínimo, o título de mestre e deve submeter, junto com o trabalho, declaração de participação. Sugere-se que os(as) pós-graduandos(as) apresentem os resultados das suas pesquisas em coautoria com quem os(as) orienta. Além disso, os trabalhos submetidos por graduandos(as) poderão ser assinados por, no máximo, 5 pessoas, incluindo o(a) professor(a) orientador(a). Caso o trabalho tenha sido elaborado por mais de 5 pessoas, deve-se enviar uma justificativa e uma comprovação (ex. projeto de pesquisa cadastrado, projeto de extensão etc.). Os textos devem ser inéditos, vinculados a um dos GTs do XIX Semic, adequados ao template do evento e submetidos no link disponibilizado abaixo do cronograma.

Template do XIX SEMIC

No XIX Semic serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês. O arquivo de submissão não deve conter nomes do(a)(s) autor(a)(as/es). Se aprovado, o(a)(s) autor(a)(as/es) serão orientados(as) quanto à submissão da versão final, com as devidas identificações de autoria. A ordem e o tempo de apresentação dos trabalhos nos Grupos de Trabalho serão divulgados posteriormente, conforme dinâmica de cada GT.

Os dois trabalhos de maior evidência em cada GT receberão uma certificação de destaque na atividade de encerramento do evento. A atividade de encerramento ocorrerá no dia 26 de setembro.

 

CRONOGRAMA DOS GTs:

Data do Evento

24 a 26 de setembro de 2025

Submissão de Trabalhos

Até 10 de agosto

Envio dos pareceres aos(às) autores(as)

Até 20 de agosto

Envio da versão final dos trabalhos aceitos (com identificação de autoria)

25 de agosto

Divulgação dos links dos GTs e ordem de apresentação para os(as) participantes que tiveram trabalhos aprovados

10 de setembro de 2025

Solicitação de link de GT para demais participantes

10 a 22 de setembro

Realização dos GTs

24 e 25 de setembro

Certificação de trabalhos destaques dos GTs

26 de setembro

 

Dúvidas específicas podem ser enviadas para semic.ppgcom@gmail.com