2020

SEMIC 2021 Banner

 

XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MÍDIA, CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO

Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – FIC/UFG

Online - 24, 25 e 26 de Março de 2021

 

Em 2021, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) deu um importante passo em sua consolidação, inaugurando uma terceira Linha de Pesquisa (Mídia e Informação) que, juntamente com as duas outras existentes (Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura), refletem o amadurecimento teórico, metodológico e epistemológico das pesquisas que aqui são gestadas. Nessa mesma perspectiva, o Semic teve o seu escopo alterado e passou a ser intitulado como Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação.

A XIV edição do Semic, correspondente ao evento de 2020, adiado em virtude da pandemia de Covid-19, apresenta como tema central “Comportamento Informacional e Produção Social de Sentidos”, num entendimento de que os fluxos informacionais e a significação/ação do sujeito cada vez mais erigem em redes digitais, cujas relações com as existências individuais e coletivas está na pauta do dia e carecem de problematizações. No Semic, tais questões serão abordadas nas conferências de abertura e de encerramento, como também perpassam transversalmente pelos Grupos de Trabalho.

A todos(as) participantes, desejamos um bom evento.

Comissão Organizadora

 

ANAIS DO XIV SEMIC

Disponível aqui: download.

PROGRAMAÇÃO SEMIC 2020

24 de Março 2021

09h30 - Abertura solene

10h00 - Conferência de Abertura - Acervos digitais de instituições culturais em rede: pesquisa e questões interdisciplinares entre informação e comunicação
Palestrante: Dalton Lopes Martins (UnB)
Mediação: Tiago Mainieri de Oliveira (UFG)
https://www.youtube.com/c/FICnoYoutube (lista de presença a ser divulgada no chat no decorrer da conferência)

25 de Março de 2021

09h00 - 12h00 - Grupos de Trabalho

14h00 - 17h00 - Grupos de Trabalho

14h30 - 16h30 - Worshop Gestão de Dados Científicos - Teoria e Prática
Laura Vilela Rodrigues Rezende (UFG/Harvard)
Inscrições para o Workshop: inscrições encerradas.

26 de Março 2021

09h00 - 12h00 - Grupos de Trabalho

14h00 - Conferência de Encerramento - Historicidades e produção de sentidos das redes de informação entre Brasil e Portugal
Eurico José Gomes Dias (ISCPSI - Lisboa, Portugal)
Mediação: Rosana Maria Ribeiro Borges (UFG)
https://www.youtube.com/c/FICnoYoutube (lista de presença a ser divulgada no chat no decorrer da conferência)

 

Programação GTs

 

GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 - Leitura Crítica da Mídia (Coordenadores: Simone Tuzzo e Tiago Mainieri)

O GT Cidadania e Leitura Crítica da Mídia busca a discussão dos produtos midiáticos impressos ou eletrônicos a partir de uma análise contemporânea, discussão de metodologias e o desenvolvimento de novas metodologias de análises qualitativas e quantitativas. Também procura Identificar a relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas existentes nos discursos midiáticos e uma busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia. O GT também procura discutir o papel da mídia numa sociedade em transformação onde a relação entre informação e comunicação está cada vez mais em mutação. 

 

GT 2 - Interfaces da Informação (Coordenadores: Andréa Pereira dos Santos, Douglas Farias Cordeiro e Kátia Kelvis Cassiano)

Estudo das práticas informacionais e sua inter-relação com a comunicação e com outras áreas de estudos. As interfaces informacionais e seus reflexos nos processos constitutivos da comunicação e sua relação com a educação, com a ciberleitura, cibercultura, ciberespaço, com a política, com a religião, com a sociologia entre outras possibilidades de interconexão.Abarca também os estudos de letramento e comportamento informacional. Questões éticas em análise de dados. Big Data Analytics. Desinformação. Análise de dados de redes sociais. Metodologias inovadoras para geração de informação.

 

GT 3 - Estudos de Televisão, Streaming e Ficção Seriada (Coordenadores: Alexandre Tadeu dos Santos e Adriana Pierre Coca)

Estudo das narrativas audiovisuais no contexto da era digital e da cultura da convergência. Expansão das possibilidades de criação, circulação e consumo de narrativas ficcionais na televisão tradicional e nas plataformas de streaming. Narrativas complexas e transmidiáticas. Novos formatos audiovisuais e seus cruzamentos com outras modalidades narrativas: webséries, games e quadrinhos.

 

GT 4 - Jornalismo, Mídias e Direitos Humanos (Coordenadores: Ana Carolina Temer e Magno Medeiros)

Jornalismo e suas relações com a cidadania e os direitos humanos. A imprensa e seus compromissos com o espaço urbano e os direitos dos cidadãos. Responsabilidade social do jornalismo com os direitos humanos. Valores-notícia, rotinas de produção, interesse público e interesse do público. Jornalismo e prestação de serviços de relevância social. As relações do jornalismo com o Estado e com grupos sociais organizados. O jornalismo e suas representações frente às questões éticas e legais. Agências de fact-checking e o enfrentamento à desinformação. Mudanças estruturais no jornalismo e seus impactos na credibilidade da informação. Cidadania e direitos humanos na sociedade midiatizada. Banalização e espetacularização da violência simbólica na mídia. Assessoria de comunicação e marketing integrado. Interfaces em jornalismo, comunicação organizacional e publicidade. Redes sociais e estratégias em mídias digitais.

 

GT 5 -  Identificações Culturais e História da Comunicação (Coordenadores: Ricardo Pavan e Rosana Borges)

Comunicação, cultura e sociedade: implicações e inter-relações. A afirmação do sujeito da comunicação e a produção cultural. Mediações culturais e processos de significação. Discursos comunicacionais, sentidos culturais e práticas sociais. História Cultural da Comunicação e do Jornalismo. Os veículos de comunicação e de jornalismo e a construção material e simbólica da sociedade em diferentes tempos históricos. Os significados e a historicidade da Comunicação em Goiás e suas correlações com a sociedade, a cultura e as existências. 

 

GT 6 - Corpo, Gênero e Subjetividade (Coordenadoras: Suely Henrique de Aquino Gomes e Deyvison Pereira da Costa)

Aborda e problematiza as configurações práticas, estéticas e discursivas e suas relações controversas com a conjuntura político-tecnológica contemporânea, enfatizando acima de tudo os dispositivos comunicacionais que constituem modos de ser, estar e vivenciar o mundo. Os temas que perpassam o GT são: as possibilidades estéticas, corporais e artísticas abertas pelas tecnologias de comunicação e informação; as formas de sociabilidade e subjetividade engendradas pela mídia;  as resistências e biolutas inerentes aos ambientes comunicacionais, incluindo aqui, as questões de gêneros e dos devires minoritário;  alternativas de construção de um ambiente plural após o advento das ações afirmativas; relações étnico-raciais, de gênero e de sexualidades em interface com estratégias comunicacionais capazes de positivar dispositivos de exclusão; alternativas para a construção de ambiente de respeito às diferenças.

 

GT 7 - Comunicação e produção de sentidos em religião, política, cultura e cidadania (Coordenadores: Ângela Moraes e Luiz Signates)

Este é um GT que trabalha a comunicação em interface com dois dos mais contundentes campos de produção simbólica para a produção do sentido nas sociedades contemporâneas: a política e a religião. Nesse sentido, admite trabalhos que abordem os processos comunicacionais nos âmbitos da comunicação política (discursos, linguagens, simbólicas e procedimentos da comunicação na composição das atividades e instituições políticas) e das políticas de comunicação (ordenamentos políticos das instituições de poder simbólico). O GT também valoriza propostas no campo dos estudos de religião, em sua relação com a comunicação, nas diferentes abordagens, tais como discursividade religiosa, religião e comunicabilidade, midiatização da religião etc. Evidentemente, textos que proponham o estudo das relações entre religião e política, em perspectiva comunicacional, também serão apreciados. O GT igualmente percorre as diferentes linhas de pesquisa do PPGCOM/UFG, isto é, admite trabalhos que tragam a visada dos problemas culturais, da discussão cidadã ou das ciências da informação.

 

GT 8 - Imagens e as Performances Culturais (Coordenadoras: Ana Rita Vidica, Lara Lima Satler, Luciene de Oliveira Dias)

As imagens acionadas enquanto dialogicidade capaz de sustentar a própria noção de cultura e performances culturais. As imagens técnicas como participantes da cultura e da formação de subjetividades. Como as imagens fotográficas, cinematográficas e audiovisuais são mediadas pela comunicação, cultura e política. Percepção dos processos de circulação e (re)significação das imagens na contemporaneidade.

 

GT 9 - Convergência e Tecnologias Digitais (Coordenadora: Nélia Del Bianco)

Abrange estudos e pesquisas, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a respeito das estratégias e práticas da mídia tradicional desenvolvidas em ambientes  multiplataforma e convergentes. Processos de digitalização em diferentes mídias. Conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional. Contempla também investigações  que revelem e/ou analisem a aplicabilidade dos conteúdos digitais desenvolvidos para as novas plataformas tecnológicas, transmitidos em tempo real ou por demanda, entre diferentes grupos sociais. Entre as plataformas podem ser destacadas TV, rádio, PC, dispositivos móveis (smartphones e tablets), serviços de streaming de áudio e vídeo

 

ORGANIZAÇÃO

  1. PROMOTORA

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

 

  1. EQUIPE

Coordenação Geral:

Profa. Rosana Maria Ribeiro Borges

Prof. Douglas Farias Cordeiro

Prof. Ricardo Pavan

Prof. Tiago Mainieri de Oliveira

 

 

Coordenação de Secretaria

Equipe Secretaria FIC

 

 

Comissão Científica

Profa. Adriana Pierre Coca

Prof. Alexandre Tadeu dos Santos 

Profa. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer

Profa. Ana Rita Vidica

Profa. Andréa Pereira dos Santos

Profa. Ângela Teixeira de Moraes

Prof. Deyvison Pereira da Costa

Prof. Douglas Farias Cordeiro

Profa. Kátia Kelvis Cassiano

Profa. Lara Lima Satler

Profa. Luciene de Oliveira Dias

Prof. Luiz Antonio Signates Freitas

Prof. Magno Luiz Medeiros da Silva

Profa. Nelia del Bianco

Prof. Ricardo Pavan

Profa. Rosana Maria Ribeiro Borges

Profa. Simone Antoniaci Tuzzo

Profa. Suely Henrique de Aquino Gomes 

Prof. Tiago Mainieri de Oliveira

 

Comitê Científico

Dra. Adriana Rosa Cruz Santos (UFF)

Dr. Alexandre Tadeu dos Santos (UFG)

Dra. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer (UFG)

Dra. Andréa Pereira dos Santos (UFG)

Dra. Ângela Teixeira de Moraes (UFG)

Dra. Cicilia M K Peruzzo (FIAM FAAM)

Dr. Claudomilson Fernandes Braga (UFG)

Dr. Dalton Lopes Martins (UNB)

Dr. Deyvisson Costa (UFMT)

Dr. Douglas Cordeiro (UFG)

Dr. Goiamérico Felicio Carneiro dos Santos (UFG)

Dr. João de Melo Maricato (UnB)

Dra. Kátia Kelvis Cassiano (UFG)

Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque (UnB)

Dra. Luciene de Oliveira Dias (UFG)

Dr. Luiz Antonio Signates Freitas (UFG)

Dr. Magno Luiz Medeiros da Silva (UFG)

Dra. Marcia Tondato (ESPM)

Dra. Marli dos Santos (Cásper Líbero)

Dra. Mônica Rodrigues Nunes (USP)

Dra. Nélia Rodrigues Del Bianco (UnB)

Dra. Núbia Rosa da Silva (UFCAT)

Dr. Ricardo Pavan (UFG)

Dra. Rosana Maria Ribeiro Borges (UFG)

Dra. Simone Antoniaci Tuzzo (UFG)

Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes (UFG)

Dr. Tiago Mainieri Oliveira (UFG)

Dra. Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN)