SEMIC_banner_corrigido

Confira os palestrantes nacionais e internacionais

O XVI Semic e II Semic Jovem recebe nesta edição de 2022 palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais para discutirem sobre as diferentes temáticas e as nuances da mídia, cultura, cidadania e informação. Confira quais são os professores confirmados!

 

 

Prof. Dr. Nuno Nunes

Nuno

Nuno Nunes é formado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, doutor pela Universidade da Madeira e licenciado em Engenharia Informática de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. É professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, diretor nacional da Carnegie Mellon Portugal, membro da direção da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação da Universidade da Madeira e Professor Convidado da Universidade de Carnegie Mellon. 

Foi Diretor Científico do Programa CMU Portugal e Professor Associado da Universidade da Madeira onde foi Vice-Reitor e Presidente da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.

Nuno é autor de mais de 120 publicações científicas internacionais incluindo a edição de 12 livros. Os seus interesses de investigação são a interação humano-computador na aplicação de modelos ao desenvolvimento de software, sistemas e serviços interativos para os domínios da sustentabilidade, biodiversidade, design e cultura participada.

Profa. Dra. Dora Kaufman (PUC-SP)

Dora

Professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora no programa de Engenharia de Produção/Coppe - UFRJ e pós-doutora no Programa de Tecnologias de Inteligência e Design Digital/TIDD-PUC/SP. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, com "Bolsa Sanduíche" (CAPES) na Université Paris-Sorbonne IV. Mestre em Comunicação e Semiótica - PUC SP. Graduada em Economia - PUC RJ. 

Mais de 30 anos de experiência profissional de mercado atuando em instituições financeiras (corporate finance e investimento) e como sócia-gestora de agências promocionais/comunicação digital. Visiting Researcher no Courant Institute of Mathematical Sciences - New York University (2009, 2010) e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim, Alemanha (2015). 

Professora convidada da Fundação Dom Cabral. Coautora do livro "Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil" e autora dos livros: "O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais" ,"A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?" e "Desmistificando a Inteligência Artificial". Colunista da Época Negócios em IA.

Profa. Dra. Lucia Santaella (PUC-SP)

LUCIA SANTAELLA

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC SP, com doutoramento em Teoria Literária na PUC SP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUC SP. 

É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o Prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014, na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, 2015 e na Universidade de Caldas, Colômbia, a partir de 2018. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 

Tem 51 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 26 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem cerca de 500 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.