Semic dezesseis anos de história

Semic: dezesseis anos de história

O Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação (SEMIC) é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos os anos, desde o seu início em 2006, o Semic traz diferentes temáticas que são relevantes para o contexto atual. Assim, promove debates importantes sobre a relação da sociedade com a mídia tendo como o foco a cultura, cidadania e a informação. 

As temáticas realizadas sempre representam o momento que o mundo está vivendo. A XV edição trouxe como tema "Desafios Midiáticos da Comunicação e da Informação no Cenário Contemporâneo” justamente para pensar nas adversidades enfrentadas diante da pandemia da Covid-19, destacando as desigualdades sociais e promovendo reflexões sobre os processos midiáticos, comunicacionais e informacionais colocados neste novo cenário de pandemia. Antes deste contexto pandêmico, em 2019, o XII Semic trabalhou a temática "Mídia, Diversidade e Diferença" em que orientou trabalhos e pesquisadores a perceberem como a diversidade nas produções midiáticas podem direcionar para a democratização das relações sociais, combatendo a perspectiva do pensamento único. 

As atividades que compõem o evento giram em torno de Conferências, Atividades culturais, Lançamento de livros e Grupos de Trabalho (8 GTs no Semic e 7 GTs no Semic Jovem) que contemplam os temas da área da Comunicação, da Informação e da Cultura, tais como Mídia, Televisão, Interfaces da Informação, Imagens, Performances Culturais, Identidades Culturais, História da Comunicação, dentre outros temas ligados aos estudos dessas áreas. Dentre os muitos pesquisadores e as muitas pesquisadoras que já recebemos em nosso evento, destacamos alguns nomes importantes, a nível nacional e internacional: Profa Dra. Cicilia Peruzzo, Prof. Dr. Nuno Nunes, Profa. Dra. Lucia Santaella, Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho, Prof. Dr. Teixeira Coelho. 

Originalmente, o Semic possuía uma escala regional, mas com o amadurecimento, ao longo dos anos, o evento passou a ter abrangência nacional em 2018 e em 2020 conquistou a escala internacional. Para comemorar os 15 anos de Semic, em 2021, o evento incluiu o Semic Jovem com o objetivo de abranger as pesquisas de graduandos e graduandas relacionadas às áreas de Comunicação e Informação. 

Nestes 16 anos de existência, o Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação e o Semic Jovem é um evento gratuito e, atualmente, on-line. Para saber mais sobre o Semic, confira todas as edições, os anais, os livros e e-book no site