GTs SEMIC Jovem

GT 1 – Biblioteconomia e Mídias

Coordenação FIC: Profa. Camila Alves de Melo

Coordenação PPGCOM: Larissa Andrade Batista Cavalcanti e Josué Pereira da Silva Santos

 

Ementa: Estudo das práticas biblioteconômicas em diferentes unidades informacionais e suas interrelações com a sociedade contemporânea. Reflexões sobre as relações entre mídia e informação nos diferentes suportes, sejam eles físicos ou virtuais. Estudos de leitura, tratamento informacional, comunicação, sociabilidade, democratização da informação e educação. Abarcando também questões sociais de gênero, raça e sexualidades e ainda as discussões sobre informação e acessibilidade.

 

GT 2 – Gestão da Informação e Mídias

Coordenação PPGCOM: Rose Mendes da Silva e Thâmara Sampaio Vasconcelos Vilela

 

Ementa: Estudo das relações entre a gestão da informação e do conhecimento e as diferentes formas de mídia, considerando-se a variedade de ambientes e a amplitude de recursos (produtos, serviços, fontes, canais, outros) informacionais disponíveis na atualidade. O GT também contempla as mídias em diferentes formatos e tempos históricos, e seus reflexos nos processos e nas relações de mediação, circulação e apropriação de informações e do conhecimento. Ainda são contemplados os estudos sobre a aplicação de soluções tecnológicas no contexto de dados de mídias digitais.

 

GT 3 – Jornalismo e Mídias

Coordenação FIC: Profa. Solange Franco

Coordenação PPGCOM: Fabrício Soveral e Marlus Silva dos Santos

 

Ementa: Jornalismo, mídias e cidadania. Jornalismo e direitos humanos. Teorias do jornalismo. Rotinas produtivas, valores-notícia, interesse público e do público. Desafios do jornalismo perante os fenômenos de desinformação, fake news, pós-verdade e fact-checking. Jornalismo e crise de credibilidade. O fazer jornalístico nas redes sociais e mídias digitais. Assessoria de comunicação e marketing integrado. Jornalismo e comunicação organizacional. Jornalismo, Estado e grupos sociais organizados. Jornalismo e educomunicação.

 

GT 4 – Publicidade e Propaganda e Mídias

Coordenação FIC: Profa. Thalita Sasse Fróes

Coordenação PPGCOM: Ludmila Martins Naves Capuzzo e Karine do Prado Ferreira Gomes

 

Ementa: A Publicidade e Propaganda, ferramentas comunicacionais de importância estruturante no modelo econômico vigente, mostram-se protagonistas entre as ferramentas de comunicação e promocionais. Meios persuasivos que afirmam, reposicionam ou destroem a dimensão pública das organizações, partindo do desejo e demanda dos públicos. A Publicidade e Propaganda modificam ou, ao menos, se mostram protagonistas nas culturas onde suas inserções são mais afirmadas. Podemos dilatar sob a lógica da cultura ao refletir a propaganda como articuladores dos campos míticos dos grupos, onde o capital passou a ser central, seja pelo consumo ou pela lógica da produção e reprodução. Assim, este Grupo de Trabalho (GT) visa discutir trabalhos em desenvolvimento, que considere as diversas dinâmicas da Publicidade e Propaganda seja no âmbito corporativo e/ou Social.

 

GT 5 – Relações Públicas e Mídias

Coordenação PPGCOM: Carlos Henrique Martins e Kellen Ceretta

 

Ementa: O GT Relações Públicas e Mídias propõe uma discussão da área de Relações Públicas, a partir de uma reflexão no campo da Comunicação Organizacional, Comunicação Pública, interfaces comunicacionais e os processos midiáticos na sociedade contemporânea. As múltiplas relações entre política, organizações, mídia, comunicação, vida pública, consumo imagético e afins constituem o campo de interesse deste GT. São bem vindas contribuições teóricas ou empíricas que propiciem reflexões críticas acerca de temas relacionados aos campos supracitados.