GTs SEMIC
GT 1 - Cidadania e Leitura Crítica da Mídia (Coordenadores: Tiago Mainieri e Pedro Mundim)
O GT busca a discussão dos processos de midiatização da sociedade a partir de uma análise contemporânea. Também procura problematizar a relação entre mídia e processos de sociabilidade, incluindo o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas existentes nos discursos midiáticos e uma busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia. O GT também procura discutir o papel da comunicação pública numa sociedade em transformação onde a relação entre informação e comunicação está em mutação e as fronteiras entre o público e o privado cada vez mais permeáveis.
GT 2 - Interfaces da Informação (Coordenadores: Andréa Pereira dos Santos, Douglas Farias Cordeiro, Kátia Kelvis Cassiano e Laura Vilela Rodrigues Rezende)
Estudo das práticas informacionais e sua inter-relação com a comunicação e com outras áreas de estudos. As interfaces informacionais e seus reflexos nos processos constitutivos da comunicação e sua relação com a educação, com a ciberleitura, cibercultura, ciberespaço, com a política, com a religião, com a sociologia entre outras possibilidades de interconexão.Abarca também os estudos de letramento e comportamento informacional. Questões éticas em análise de dados. Big Data Analytics. Desinformação. Análise de dados de redes sociais. Metodologias inovadoras para geração de informação.
GT 3 - Estudos de Televisão, Streaming e Ficção Seriada (Coordenadores: Alexandre Tadeu dos Santos, Adriana Pierre Coca e Rodrigo Cássio Oliveira)
Estudo das narrativas audiovisuais no contexto da era digital e da cultura da convergência. Expansão das possibilidades de criação, circulação e consumo de narrativas ficcionais na televisão tradicional e nas plataformas de streaming. Narrativas complexas e transmidiáticas. Novos formatos audiovisuais e seus cruzamentos com outras modalidades narrativas: webséries, games e quadrinhos. Considerando suas dimensões e articulações com o humor, a publicidade, a cultura pop e a produção audiovisual nas redes sociais.
GT 4 - Jornalismo, Mídias e Direitos Humanos (Coordenadores: Ana Carolina Temer e Magno Medeiros)
Comunicação, jornalismo e suas relações com a cidadania e os direitos humanos. A imprensa e seus compromissos com o espaço urbano e os direitos dos cidadãos. Responsabilidade social e processos midiáticos. Valores-notícia, rotinas de produção, interesse público e interesse do público. Jornalismo e prestação de serviços de relevância social. As relações do jornalismo e da comunicação com o Estado e com grupos sociais organizados. Mídias, jornalismo e suas representações frente às questões éticas e legais. Agências de fact-checking e o enfrentamento à desinformação. Mudanças estruturais no jornalismo e seus impactos na credibilidade da informação. Cidadania e direitos humanos na sociedade midiatizada. Banalização e espetacularização da violência simbólica na mídia. Assessoria de comunicação e marketing integrado. Interfaces em jornalismo, comunicação organizacional e publicidade. Redes sociais e estratégias em mídias digitais.
GT 5 - Identificações Culturais e História da Comunicação (Coordenadores: André Bonsanto Dias, Ricardo Pavan e Rosana Borges)
Comunicação, cultura e sociedade: implicações e inter-relações. A afirmação do sujeito da comunicação e a produção cultural. Mediações culturais e processos de significação. Discursos comunicacionais, sentidos culturais e práticas sociais. História Cultural da Comunicação e do Jornalismo. Os veículos de comunicação e de jornalismo e a construção material e simbólica da sociedade em diferentes tempos históricos. Os significados e a historicidade da Comunicação em Goiás e suas correlações com a sociedade, a cultura e as existências.
GT 6- Teoria, discurso e ética da comunicação (Coordenadores: Ângela Moraes e Luiz Signates)
O GT trabalha perspectivas teóricas, metodológicas, epistemológicas e éticas que permeiam o campo da comunicação e com a produção de sentidos discursivos operada por diferentes sujeitos e instituições sociais. Admite estudos no âmbito da política, da religião, do jornalismo e da mídia, especialmente em situações comunicacionais marcadas por saberes e pelo poder simbólico que afetam a cultura e a cidadania na contemporaneidade. Debate ainda as consequências epistemológicas desses conhecimentos comunicacionais para o desenvolvimento da ciência da comunicação.
GT 7 - Imagens e Performances Culturais (Coordenadoras: Ana Rita Vidica, Dalmir Rogério, Lara Lima Satler, Luciene de Oliveira Dias)
As imagens acionadas e pensadas enquanto dialogicidade capaz de sustentar a própria noção de cultura e, mais especificamente, performances culturais. As imagens técnicas como participantes da cultura e da formação de subjetividades. Como as imagens fotográficas, cinematográficas e audiovisuais são mediadas pela comunicação, cultura e política. Percepção dos processos de circulação e (re)significação das imagens na contemporaneidade.