GTs SEMIC

GT 1 - Leitura Crítica da Mídia (Coordenador: Tiago Mainieri)

O GT Cidadania e Leitura Crítica da Mídia busca a discussão dos produtos midiáticos impressos ou eletrônicos a partir de uma análise contemporânea, discussão de metodologias e o desenvolvimento de novas metodologias de análises qualitativas e quantitativas. Também procura Identificar a relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas existentes nos discursos midiáticos e uma busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia. O GT também procura discutir o papel da mídia numa sociedade em transformação onde a relação entre informação e comunicação está cada vez mais em mutação. 

 

GT 2 - Interfaces da Informação (Coordenadores: Andréa Pereira dos Santos, Douglas Farias Cordeiro, Kátia Kelvis Cassiano e Laura Vilela Rodrigues Rezende)

Estudo das práticas informacionais e sua inter-relação com a comunicação e com outras áreas de estudos. As interfaces informacionais e seus reflexos nos processos constitutivos da comunicação e sua relação com a educação, com a ciberleitura, cibercultura, ciberespaço, com a política, com a religião, com a sociologia entre outras possibilidades de interconexão.Abarca também os estudos de letramento e comportamento informacional. Questões éticas em análise de dados. Big Data Analytics. Desinformação. Análise de dados de redes sociais. Metodologias inovadoras para geração de informação.

 

GT 3 - Estudos de Televisão, Streaming e Ficção Seriada (Coordenadores: Alexandre Tadeu dos Santos, Adriana Pierre Coca e Rodrigo Cássio Oliveira)

Estudo das narrativas audiovisuais no contexto da era digital e da cultura da convergência. Expansão das possibilidades de criação, circulação e consumo de narrativas ficcionais na televisão tradicional e nas plataformas de streaming. Narrativas complexas e transmidiáticas. Novos formatos audiovisuais e seus cruzamentos com outras modalidades narrativas: webséries, games e quadrinhos.

 

GT 4 - Jornalismo, Mídias e Direitos Humanos (Coordenadores: Ana Carolina Temer e Magno Medeiros)

Jornalismo e suas relações com a cidadania e os direitos humanos. A imprensa e seus compromissos com o espaço urbano e os direitos dos cidadãos. Responsabilidade social do jornalismo com os direitos humanos. Valores-notícia, rotinas de produção, interesse público e interesse do público. Jornalismo e prestação de serviços de relevância social. As relações do jornalismo com o Estado e com grupos sociais organizados. O jornalismo e suas representações frente às questões éticas e legais. Agências de fact-checking e o enfrentamento à desinformação. Mudanças estruturais no jornalismo e seus impactos na credibilidade da informação. Cidadania e direitos humanos na sociedade midiatizada. Banalização e espetacularização da violência simbólica na mídia. Assessoria de comunicação e marketing integrado. Interfaces em jornalismo, comunicação organizacional e publicidade. Redes sociais e estratégias em mídias digitais.

 

GT 5 -  Identificações Culturais e História da Comunicação (Coordenadores: André Bonsanto Dias, Ricardo Pavan e Rosana Borges)

Comunicação, cultura e sociedade: implicações e inter-relações. A afirmação do sujeito da comunicação e a produção cultural. Mediações culturais e processos de significação. Discursos comunicacionais, sentidos culturais e práticas sociais. História Cultural da Comunicação e do Jornalismo. Os veículos de comunicação e de jornalismo e a construção material e simbólica da sociedade em diferentes tempos históricos. Os significados e a historicidade da Comunicação em Goiás e suas correlações com a sociedade, a cultura e as existências. 

 

GT 6- Teoria, produção de sentido e ética da comunicação (Coordenadores: Ângela Moraes e Luiz Signates)

O GT trabalha perspectivas teóricas, metodológicas, epistemológicas e éticas que permeiam o campo da comunicação e com a produção de sentidos operada por diferentes instituições sociais. Admite estudos no âmbito da política, da religião e da mídia, especialmente em situações comunicacionais marcadas pelo poder simbólico que afetam a cultura e a cidadania na contemporaneidade. Debate ainda as consequências epistemológicas desses conhecimentos comunicacionais para o desenvolvimento da ciência da comunicação.

 

GT 7 - Imagens e as Performances Culturais (Coordenadoras: Ana Rita Vidica, Lara Lima Satler, Luciene de Oliveira Dias)

As imagens acionadas enquanto dialogicidade capaz de sustentar a própria noção de cultura e performances culturais. As imagens técnicas como participantes da cultura e da formação de subjetividades. Como as imagens fotográficas, cinematográficas e audiovisuais são mediadas pela comunicação, cultura e política. Percepção dos processos de circulação e (re)significação das imagens na contemporaneidade.