Card das oficinas e minicursos

Inscrições abertas para as oficinas e mini-cursos do XIX Semic

Ao todo, serão ofertas oito oficinas nos formatos presencial e remoto.

Estão abertas as inscrições para as oficinas e mini-cursos do XIX Semic que ocorrerão no dia 25/09, quinta-feira, pela manhã. Ao todo serão cinco oficinas presenciais, realizadas na Faculdade de Informação e Comuicação (FIC), e três oficinas online. As inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/46JKPUQ

 

1. Direitos Humanos e comunicação não violenta

Proponente: Núbia da Cunha Simão

Modalidade: Presencial

Número de vagas: 30

Ementa: A oficina "Direitos Humanos e Comunicação Não Violenta" tem como objetivo geral promover a compreensão e a prática de uma comunicação não violenta, a partir dos conceitos de direitos humanos, ética, empática e respeitosa, alinhada aos princípios fundamentais dos Direitos Humanos. A atividade será desenvolvida de forma presencial, com duração de duas horas, utilizando uma abordagem participativa e dialógica. Serão empregadas exposições dialogadas, dinâmicas em grupo, reflexões guiadas, estudos de caso e exercícios práticos que permitam aos participantes identificar sentimentos e necessidades, praticar a escuta empática e formular pedidos não violentos. A oficina incentivará a análise crítica de situações reais que envolvam violações de direitos e conflitos comunicacionais, propondo alternativas com base na CNV. A proposta visa estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais e comunicacionais, essenciais para o fortalecimento da cidadania, da convivência democrática e da cultura de paz.

 

2. O Brasil ao redor: os filmes de Kléber Mendonça Filho

Proponentes: Amanda de Sousa Veloso, Thiago da Silva Rabelo e Mikaela Esber Pasa 

Modalidade: Presencial

Número de vagas: 20

Ementa: A proposta que enviamos diz respeito a uma oficina sobre a obra do cineasta Kléber Mendonça Filho, conhecido por filmes como O Som ao Redor (2012), Bacurau (2019), Retratos Fantasmas (2023) e O Agente Secreto (2025). Ao lado dos participantes, realizaremos um estudo aprofundado sobre temas, características narrativas e padrões estilísticos de sua filmografia, além de delinearmos as posturas ideológicas que também o definem enquanto realizador. Assim, a afinidade de Kléber por gêneros cinematográficos, o viés político de seus roteiros e as escolhas visuais e sonoras de seus longas-metragens serão exemplificados por meio de trechos das obras e compreendidos a partir da análise fílmica, metodologia bastante difundida em contextos de pesquisa semelhantes. O objetivo, portanto, é proporcionar autonomia aos participantes por meio de ferramentas próprias da pesquisa em cinema e, com isso, criar um ambiente de estudos pautado no diálogo e na difusão de ideias.

 

3. Ciência primeiro, IA depois: conheça o Scispace

Proponente: Kátia Kelvis Cassiano

Modalidade: Presencial

Número de vagas: 20

Ementa: A oficina propõe discutir o uso de Inteligência Artificial (IA) no método científico e reforçar o papel do pesquisador nesse processo. De forma prática propõe, ainda, apresentar o Scispace - uma ferramenta all in one que apoia o pesquisador em diferentes estágios do processo. As principais funcionalidades do Scispace serão exploradas: revisão da literatura, fichamento, interpretação de tabelas e gráficos, identificação de lacunas e vieses cognitivos, extração de dados, classificação por tópicos, assistente de escrita.

 

4. A Construção do Personagem: Voz e Imagem no Cartoon, Meme e Charge

Proponente: Minéia Gomes

Modalidade: Presencial

Número de vagas: 20

Ementa: Esta oficina capacita a criação de personagens impactantes para cartoon, meme e charge, explorando sua voz e imagem. Abordaremos a construção de persona, design visual e o uso do humor gráfico como ferramenta de discurso, crítica e conscientização. Através de teoria e prática, você desenvolverá personagens que comunicam ideias e engajam o público, compreendendo sua função narrativa e social.

 

5. Afrofabulação como epistemologia insurgente: uma prática decolonial e negra através das imagens

Proponentes: Ana Rita Vidica, Letícia Benevides Araújo Almeida, Maurício Reis Araújo e Sara da Cruz Vieira 

Modalidade: Presencial

Número de vagas: 12

Ementa: Nossa oficina se dá através de quatro pesquisadores que se confluem enquanto pessoas negras. Temos por intenção trabalhar o conceito de afrofabulação e fabulação crítica enquanto uma possibilidade de epistemologia insurgente no campo da comunicação e da informação. Após a breve revisão bibliográfica dos conceitos de afrofabulação e fabulação crítica, a oficina partirá para a prática, tendo como guia a pergunta condutora: como a afrofabulação pode ser utilizada como uma metodologia de pesquisa decolonial, negra e insurgente? Na tentativa de afrofabular uma resposta, convidamos os participantes da oficina a levarem imagens (fotografias, prints de filmes, séries, clipes musicais, textos, poesias, pinturas, desenhos) que revelem uma negritude, podendo ser dos próprios participantes ou de outras pessoas. Juntas e juntos, vamos montar uma afrofabulação destas imagens, imaginando e registrando novos lugares para a negritude. Mesmo que se trate de uma oficina voltada para negritude, pessoas de todas as classificações raciais são convidadas afrofabular coletivamente.

 

6. Comunicação Pública para além das fontes institucionais: a cidadania em ação

Proponente: Valéria dos Santos Nascimento

Modalidade: online

Número de vagas: 15

Ementa: Comunicação Pública - conceitos, estágios, realidade brasileira, prática; O que não é Comunicação Pública; O que pensávamos e o que precisamos fazer; Casos práticos; Comunicação Pública na prática.

 

7. Discursos em conflito: o que a arte comunica e a voz midiática não consegue?

Proponente: Daniele de Lima da Silva

Modalidade: Online

Número de vagas: 15

Ementa: Refletir sobre o comportamento de dois discursos comunicacionais e seus entraves, levando em conta especificamente a poesia popular de Patativa do Assaré e o jornal Folha de São Paulo. Para isso, serão expostos aspectos teóricos e práticos de análises comparativas de discurso.

 

8. Entre Territórios e Afetos: A Cartografia como Método na Comunicação

Proponentes: Júlia Alves do Carmo e Lucas Alves Caetano

Modalidade: Online

Número de vagas: 25

Ementa: A oficina apresenta a cartografia como método de pesquisa qualitativa com base nas teorias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, destacando sua potência para investigar processos comunicacionais de forma sensível, implicada e não linear. Partindo de uma introdução teórica sobre o surgimento da cartografia na pesquisa-intervenção e seus principais conceitos, como rizoma, mapa vs. decalque e processos de (des)territorialização, a atividade propõe uma abordagem prática, com análise coletiva de objetos comunicacionais e construção de um Mapa de Sentidos. A oficina estimula o uso da cartografia como ferramenta para compreender fluxos, afetos e intensidades nos contextos da comunicação contemporânea.

 

9. Jornalismo Literário e Cidadania

Proponentes: Denize Daudt Bandeira; Jéssica Paula Silva Lima; Gilberto Gomes Pereira

Modalidade: Online

Número de vagas: 25

Ementa: Uma discussão do jornalismo literário, com ênfase na produção nacional, e possibilidades para a pluralização das fontes no jornalismo. Nesse sentido, pretende-se abordar a sua interface com o livro-reportagem, explorando aspectos históricos e técnicos do formato, e possíveis usos da grande reportagem diante das novas mídias. O minicurso abordará também a linguagem do jornalismo literário e os processos de apuração do jornalista. Em um terceiro momento, será apresentada a análise do livro O Olho da Rua - uma repórter em busca da literatura da vida real, de Eliane Brum, em uma interlocução com a cidadania. Dentre os objetivos está o de entender como o jornalismo literário, desde sua concepção até o produto final, contribui para a conscientização sobre os problemas sociais, principalmente dos grupos ainda sub-representados, podendo ampliar espaços e direitos.